Vírus digitais são quase tão velhos quanto os próprios computadores. Atualmente, milhões e milhões deles se espalham pela internet, cada um com sua característica peculiar. Mas enquanto a maioria passa despercebida, alguns conseguem chamar a atenção em sua época por serem especialmente devastadores, perigosos ou simplesmente engraçados.
Por isso, o pessoal do Gizmodo fez uma lista com alguns dos mais famosos vírus de seu tempo. Junto deles, há também uma imagem do próprio código que gerou o programa malicioso – apenas recomendamos que você não tente reproduzi-los em sua máquina.
Jerusalem (1987)
Um dos primeiros vírus realmente devastadores para MS-DOS, o Jerusalem estava programado para deletar todos os arquivos de programas no disco-rígido do computador infectado em uma sexta-feira 13 – motivo pelo qual ganhou o apelido “Friday 13th” – em nome de “AL AH” (percebe a piadinha aí?). Uma vez que ele se espalhou por diversos países, universidades, instituições e companhias importantes, você deve imaginar o estrago que causou.
Morris (1988)
O primeiro worm de internet foi resultado de uma pequena falha de código, que acidentalmente espalhou milhões de cópias de si mesmo para mais de 6 mil computadores pelo mundo – incluindo até mesmo alguns aparelhos da NASA. O vírus paralisou diversas redes, resultando em quase 100 milhões de dólares em prejuízos.
Chernobyl (1998)
Um dos vírus mais famosos da história, o Chernobyl causava estragos enormes e permanentes no PC infectado. Isso porque além de apagar os dados da máquina por completo, o software reescrevia a BIOS da máquina para poder se manter dentro do computador – assim, o programa voltava a infernizar você mesmo após formatar o sistema.
I Love You/Lovebug/Loveletter Virus (2000)
Disfarçado de uma carta de amor eletrônica (o que conferiu a ele os diversos apelidos acima), o Lovebug mandava um email com o título “EUAMOVOCÊ”, pedindo que você abrisse o arquivo anexo LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT.vbs para ver uma declaração de amor. Abrindo-o, o programa deletava todas as imagens JPEG ou JPG em seu PC.
The Code Red Worm (2001)
Causando um prejuízo estimado em 2 bilhões de dólares, o vírus infectou dezenas de milhares de servidores rodando o Windows NT e Windows 2000. Quando ativado, o programa fazia com que as páginas daqueles servidores exibissem o aviso “Haqueado por chineses!” no lugar do conteúdo normal.
Conficker (2008)
O nome do vírus já diz tudo: uma junção dos termos “Configuration” (“Configuração”) e “Ficker” (um termo chulo para “Ferrar”, em alemão), o Conficker bagunçava todas as configurações de um computador infectado.
Stuxnet (2009-2010)
O Stuxnet é um vírus famoso da atualidade, e já teve seu espaço em outras matérias do Tecmundo. O programa foi originalmente projetado pelos governos norte-americano e israelense como um superworm que atacaria os sistemas de instalações nucleares iranianas. No entanto, é claro que alguém tinha que cometer o erro de espalhá-lo acidentalmente além de seus alvos.
Apple perde o título de empresa mais respeitada do mundo
O ranking anual da Barron's que elege as empresas mais respeitadas do mundo trouxe uma surpresa este ano: o reinado da Apple acabou. Depois de três anos ocupando o primeiro lugar da lista, em 2013 a Maçã despencou para a terceira posição.
A empresa perdeu sua coroa para a Berkshire Hathaway, do investidor e filantropo norte-americano Warren Buffett, que no ano anterior ocupou a 15ª posição. Este ano, a Walt Disney ficou com o segundo lugar, enquanto o Google ocupou a quarta posição no ranking.
Os pontos favoráveis do gigante da web foram a inovação, o sucesso de seu sistema operacional móvel Android, sua entrada em mercados diferentes, e, é claro, o tropeço da Apple. Mas a Apple não foi a única empresa que perdeu pontos perante os investidores. O McDonalds, que ocupava a terceira colocação no ano passado, caiu para o oitavo lugar, enquanto a IBM caiu do segundo para o décimo lugar.
Desde 2005, a Barron's entrevista profissionais especializados em gestão de dinheiro sobre seus pontos de vista a respeito das 100 maiores empresas do mundo, de acordo com seu valor de mercado. A última pesquisa, realizada entre o final de maio e início de junho de 2013, contou com as respostas de 87 investidores norte-americanos.
Os participantes foram convidados a atribuir um nível de respeito a cada uma das empresas, além de classificarem os fatores que consideram mais importantes nessa determinação.
A vencedora deste ano, Buffett Beskshire, por exemplo, recebeu alta pontuação de respeito de uma ampla faixa de gestores que trabalham em diferentes estilos de investimento. A queda no respeito da empresa de Cupertino, por sua vez, pode ser atribuída a uma série de questões que têm surgido no último ano. Além do preço de suas ações oscilarem consideravelmente, existe um sentimento crescente por parte dos investidores e consumidores que os produtos da Apple perderam um pouco de seu encanto.
Confira os 50 primeiros colocados do ranking das empresas mais respeitadas de 2013 (a lista completa pode ser encontrada no site da Barron's).
- Berkshire Hathaway
- Walt Disney
- Apple
- Google
- Coca-Cola
- Amazon.com
- 3M
- McDonald's
- United Parcel Service
- IBM
- Unilever
- Visa
- Johnson & Johnson
- Home Depot
- United Technologies
- Nestlé
- ExxonMobil
- Samsung Electronics
- American Express
- Intel
- Proctor & Gamble
- PepsiCo
- Wal-Mart Stores
- eBay
- Amgen
- Boeing
- Wells Fargo
- Toyota Motor
- Diageo
- Gilead Sciences
- LVMH-MoëtHennessy LouisVuitton
- Chevron
- Bayer
- Honda Motor
- Novartis
- Siemens
- Anheuser-Busch InBev
- Roche Holding
- Royal Bank of Canada
- Schlumberger
- Merck
- SAP
- Qualcomm
- Toronto-Dominion Bank
- JPMorgan Chase
- CVS Caremark
- Cisco Systems
- Bristol-Myers Squibb
- Pfizer
- ConocoPhillips
https://www.facebook.com/dgsolucoesemti